Nº 15. jul./dez. 2014
Sobre o que silencia e o que se dá a ver : obstáculos e aberturas para uma experiência pública crítica e transformadora do sistema socioeducativo
Por: Emiliano R. Brunet

Resumo
O presente ensaio oferece uma análise sobre algumas possibilidades e vieses de transformação do sistema socioeducativo. Para tanto, a reflexão aqui proposta estrutura-se em torno da noção de "problema público" e de sua abordagem sob ao menos duas perspectivas teóricas distintas, mas que dialogam entre si. Empiricamente, parte-se da observação de indicadores e relatos que apontam o progressivo aumento das medidas restritivas e privativas da liberdade de adolescentes, bem como a degradação das suas condições de cumprimento. Indagamos, a partir destes dados, o que explicaria a configuração atual destes problemas. Argumentamos que um dos óbices à publicização de uma reflexão crítica sobre tais aspectos prende-se a uma determinada formulação do "problema social" da delinquência juvenil na arena pública. Em contrapartida, avaliamos que a possibilidade de uma experiência transformadora da socioeducação enquanto política pública pode ser ativada por uma dinâmica de problematização dos aspectos antes mencionados, cujas origens e potencialidades procuraremos esboçar.

 
Palavras-chave: socioeducação, problemas públicos, pragmatismo, responsividade.


Abstract
The present essay offers, with regard to the socio-educative system, an analytical approach to its transformation possibilities and biases. To do so, the critical reflection here proposed builds on the public problem notion, which is analytically treated under two distinct but complementary theoretical frames. Empirically, we underscore the data and the reports that show both the increasing number of arrests and detentions aimed on controlling juvenile delinquency and the deterioration of the conditions under which the penalties are imposed. We question what could explain the resilience of those aspects. We shall argue that the capacity of blocking or either hampering a critical reflection over these problems is closely related to the way the "social problem" of juvenile delinquency is formulated and presented in the public sphere. Notwithstanding, we may posit that the emergence of a public experience of those problems, capable of exposing the contradictions and flaws of the policy under question, can be activated by a public inquiry whose origins and paths we will try to sketch.


Keywords: socio-educative system, public problems, pragmatism, responsiveness.

Sobre o que silencia e o que se dá a ver : obstáculos e aberturas para uma experiência pública crítica e transformadora do sistema socioeducativo

Publicada em: 04/03/2016 às 17:40 Seção: Nº 15. jul./dez. 2014

Outras matérias:

Anterior < Redução da Maioridade Penal: uma velha questão

Próxima > Infrequência e Evasão Escolar : nova fronteira para a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!