Nº 3, jul./dez.2008
Educação como instrução: os óbices à profissionalização feminina no Brasil da virada do século XIX para o XX
Por: Michele Asmar Fanini

A intenção deste artigo é refletir sobre a difícil profissionalização feminina no Brasil da virada do século XIX para o XX. Para tanto, iluminaremos alguns dos modos pelos quais foram tecidas as relações entre as propostas pedagógicas então anunciadas e as práticas formativas que, ao entronizá-las, concorreram não somente para reiterar uma diferenciação “intransponível” entre os sexos, como para a formulação de um repertório de discursos e ações que transformaram tais distinções, de modo a reservar às mulheres o rótulo de “essencialmente inferiores” aos homens.

Palavras-chave: Sociologia da Cultura; educação feminina; práticas formativas; propostas pedagógicas

This article reflects upon the difficult feminine professionalization in Brazil of the turn of century XIX for the XX. For this, we highlight some of the means through which the pedagogical proposals and the teaching practices of the period were intertwined and how they contributed not only to reiterate an insurmountable gender gap, but also to the formulation of a repertoire of discourses and actions which made of this gap a means to label women as “essentially inferior” to the men.

Keywords: Sociology of Culture; feminine education; pedagogical proposals; teaching practices

Educação como instrução: os óbices à profissionalização feminina no Brasil da virada do século XIX para o XX

Publicada em: 29/01/2009 às 12:05 Seção: Nº 3, jul./dez.2008

Outras matérias:

Anterior < Desigualdade Reexaminada em Linha de Passe: uma meta-interpretação das desigualdades de oportunidades no Brasil

Próxima > Entrevista com Otávio Velho

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!