Resumo
Analiso neste artigo a constituição, o desenvolvimento, os discursos, as estratégias de ação e as coordenadas sociais de novos movimentos ortodoxos do samba. A aparição de grupamentos engajados na defesa e manutenção de signos como “tradição” e “autenticidade” através do expediente artístico-panfletário na cidade de São Paulo sugere que o estrondoso sucesso experimentado durante toda década de 1990 por um estilo de samba simbolicamente rebaixado, o denominado novo pagode, suscitou a reação de uma ortodoxia formada por debutantes no cenário artístico. Procuro compreender o sentido desse levante na música popular brasileira bem como o modo pelo qual se estabelece a interseção da esfera propriamente musical com aquelas que a circundam.
Palavras-chave: Sociologia da música, música popular brasileira, samba, movimentos sociais.
Abstract
The New Orthodoxy of Paulista Samba
This paper focuses on the establishment, development, discourse, action strategies and social coordinates of the new orthodox samba’s movements. The inedited emergence of engaged groups based on the defense and maintenance of signs as “tradition” and “authenticity” through by artistic and pamphleteer means in the Sao Paulo city suggests that the enormous success experienced by the style of samba symbolically lowered – the so-called “novo pagode” – throughout the 1990s raised the reaction of a new orthodoxy formed by debutants on the artistic scene. I seek to understand the meaning of this upheaval in the Brazilian popular music arena and the way in which the intersection between the sphere of music and those that surround it is established.
Keywords: Sociology of music, Brazilian popular music, samba, social movements.
A nova ortodoxia do samba paulista