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Nº 6, jan./jun.2010 |
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Plínio Marcos e João das Neves: trafegando na contramão no Brasil pós-1964 |
Por: Kátia Rodrigues Paranhos
Teatro social e teatro político são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política, ou mesmo entre teatro e propaganda. Este artigo aborda os sentidos do engajamento, a partir das trajetórias de Plínio Marcos e João das Neves, que, como figuras políticas, intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem e do existente, mas também o questionamento de sua inserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de sua própria atividade. Caminhando por trilhas diversas, esses dois dramaturgos se notabilizaram pelo engajamento político ou “legítimo”, como lembra Eric Hobsbawm noutro contexto, aliado à capacidade de lançar ideias, perguntas e desafios, em plena ditadura militar, no campo das artes, propondo, então, indagações que ecoam até os dias de hoje. Palavras-chave: Plínio Marcos; João das Neves; engajamento; dramaturgos.
Plínio Marcos and João das Neves: Swimming Against the Stream in Post-1964 Brazil Social Theater and Political Theater are two designations, amongst others, that gained shape in the midst of a hot debate throughout the end of the 19th Century and which consolidated in the 20th century. Its point of convergence was the relationship between drama and politics or even between theater and propaganda. This article approaches the meanings of engagement on the basis of the trajectories of Plínio Marcos and João das Neves who, as political figures, intervene critically in the public sphere, not only violating the order and of that which was considered as a given or existing situation, but also their own insertion in the capitalist mode of production, thereby, criticizing the form and content of their own activity. Through different paths, these two play writers became well known for their political or “legitimate” (as points out Eric Hobsbawm in another context) engagement together with their capacity of spreading out ideas, questions and challenges during the military dictatorship, in the fields of the arts, while proposing questionings that echo to these days. Key words: Plínio Marcos, João das Neves; political engagement; play writers.
Plínio Marcos e João das Neves: trafegando na contramão no Brasil pós-1964
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Publicada em: 25/08/2010 às 09:40 Seção: Nº 6, jan./jun.2010 |
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