Nº 5, jul./dez.2009
Trabalho imaterial compartilhado: reflexões sobre o processo de inclusão do músico e da música popular no sistema capitalista de produção
Por: Jonas Soares Lana

No capitalismo contemporâneo, o paradigma produtivo fordista, caracterizado pela rigidez
hierárquica e pela especialização do trabalho, vem sendo substituído por formas e relações
de produção organizadas em rede. Nessa nova configuração, as empresas demandam de
seus funcionários habilidades múltiplas, mobilidade e capacidade de estabelecer conexões
úteis. Nesse contexto, gestores de grandes companhias multinacionais têm adotado
o modo de organização de trabalho dos artistas e, mais especificamente, dos músicos,
para formular estratégias de gestão empresarial. Essa preferência estaria relacionada ao
caráter aparentemente desorganizado e fluido da produção musical e ao fato de a música
ser um tipo de trabalho imaterial compartilhado. A partir dessa perspectiva, esse texto
propõe uma reflexão sobre o processo de transformação da música em mercadoria, no
qual gradualmente se desenvolve a incorporação do músico no universo de produção
capitalista no decurso do século XX.

Palavras-chave: Música, trabalho imaterial, indústria cultural, subjetividades.



Cooperative immaterial labor: thoughts about the process of inclusion of the musician
and popular music in the capitalist production system

In contemporary capitalism, Fordism as a paradigm for production, characterized by
hierarchical rigidity and specialized labor, is being replaced by forms and relations of
production organized as networks. In this new configuration, companies expect their
employees to have multiple skills, mobility and the ability to establish useful connections.
In this context, managers of large multinational companies have been adopting a form
of organization used by artists, particularly musicians, in the formulation of corporate management strategies. This choice seems to be related to the apparently disorganized
and fluid character of musical production and the fact that music is a kind of work
that is insubstantial and cooperative. From this perspective, the present text proposes a
reflection on the transformation of music into merchandise, a process through which
musicians were gradually incorporated with the universe of capitalist production in the
20th century.

Key words: Music, immaterial labor, cultural industry, subjectivities.

Trabalho imaterial compartilhado: reflexões sobre o processo de inclusão do músico e da música popular no sistema capitalista de produção

Publicada em: 10/02/2009 às 12:30 Seção: Nº 5, jul./dez.2009

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