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Nº 5, jul./dez.2009 |
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Trabalho imaterial compartilhado: reflexões sobre o processo de inclusão do músico e da música popular no sistema capitalista de produção |
Por: Jonas Soares Lana
No capitalismo contemporâneo, o paradigma produtivo fordista, caracterizado pela rigidez hierárquica e pela especialização do trabalho, vem sendo substituído por formas e relações de produção organizadas em rede. Nessa nova configuração, as empresas demandam de seus funcionários habilidades múltiplas, mobilidade e capacidade de estabelecer conexões úteis. Nesse contexto, gestores de grandes companhias multinacionais têm adotado o modo de organização de trabalho dos artistas e, mais especificamente, dos músicos, para formular estratégias de gestão empresarial. Essa preferência estaria relacionada ao caráter aparentemente desorganizado e fluido da produção musical e ao fato de a música ser um tipo de trabalho imaterial compartilhado. A partir dessa perspectiva, esse texto propõe uma reflexão sobre o processo de transformação da música em mercadoria, no qual gradualmente se desenvolve a incorporação do músico no universo de produção capitalista no decurso do século XX. Palavras-chave: Música, trabalho imaterial, indústria cultural, subjetividades.
Cooperative immaterial labor: thoughts about the process of inclusion of the musician and popular music in the capitalist production system In contemporary capitalism, Fordism as a paradigm for production, characterized by hierarchical rigidity and specialized labor, is being replaced by forms and relations of production organized as networks. In this new configuration, companies expect their employees to have multiple skills, mobility and the ability to establish useful connections. In this context, managers of large multinational companies have been adopting a form of organization used by artists, particularly musicians, in the formulation of corporate management strategies. This choice seems to be related to the apparently disorganized and fluid character of musical production and the fact that music is a kind of work that is insubstantial and cooperative. From this perspective, the present text proposes a reflection on the transformation of music into merchandise, a process through which musicians were gradually incorporated with the universe of capitalist production in the 20th century.
Key words: Music, immaterial labor, cultural industry, subjectivities.
Trabalho imaterial compartilhado: reflexões sobre o processo de inclusão do músico e da música popular no sistema capitalista de produção
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Publicada em: 10/02/2009 às 12:30 Seção: Nº 5, jul./dez.2009 |
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