Nº 2, jan./jun.2008
Sobre os autores

Ângela Paiva é doutora em sociologia pelo IUPERJ (1999), possui mestrado em Sociologia pelo IUPERJ (1994) e mestrado em Educação pela Universidade de Connecticut (1978). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ocupa atualmente o cargo de diretora do Departamento. Foi uma das fundadoras do Nirema - Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente da PUC-Rio.  

Aspásia Camargo é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), mestrado em Sciences Sociales pela Universite de Paris II (1969) e doutorado em Sociologia pela Universite de Paris II (1974). Atualmente é professora titular do Fundação Getúlio Vargas - RJ e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  

Edmond Préteceille é sociólogo francês e suas pesquisas abordam a temática dos espaços urbanos. É Diretor de pesquisa do Centre National du Recherche Scientifique (CNRS) e professor do Instituto de Sciences Politiques (SciencesPo.), Paris. 

Eduardo Raposo é doutor em Ciências Políticas. Estudou no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e no Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP), para onde retornou nos meses de dezembro de 1998 como professor convidado. Trabalhou por nove anos no Centro de Pesquisa (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Desde 1990 é professor e pesquisador do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, onde foi diretor, coordenando, atualmente, seu programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 

Gustavo Lins Ribeiro é mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1980) e doutor pela City University of New York (1988). É professor titular do Departamento de Antropologia e do Centro de Pesquisas sobre as Américas da Universidade de Brasília. Diretor do Instituto de Ciências Sociais da UnB. Possui inúmeras publicações sobre tópicos como desenvolvimento, ambientalismo, migrações internacionais, cibercultura, globalização, transnacionalismo, campo intelectual, e América Latina. 

John Stanfield é professor titular da Universidade de Indiana – Bloomington no Departamento de Estudos Afro-Americanos.  É doutor em Sociologia pela Northwestern University. No primeiro semestre de 2008 foi professor da Cátedra Fullbright na PUC-Rio.  

Maria Paula Araujo é doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e professora de História Contemporânea da UFRJ, onde integra o Programa de Pós Graduação em História Social e o Laboratório de Estudos do Tempo Presente. Realiza pesquisas com foco na história política, história das esquerdas, imprensa, história oral e memória. É autora de “A Utopia Fragmentada: novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970” (RJ, FGV, 2000); “Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias” (RJ, Relume Dumará, 2007) e “História e Memória de Vigário Geral”, em co-aotoria com Écio Salles (RJ, Aeroplano, 2008.  

Marcelo Burgos é doutor em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1997) e mestre em Planejamento Econômico e Políticas Públicas pelo Instituto de Economia Industrial da UFRJ (1992). É professor do Departamento de Sociologia da PUC-Rio, coordenador de pesquisa e extensão do mesmo Departamento, e coordenador do Curso de Especialização em Sociologia Política e Cultura da PUC-Rio. É também assessor da direção da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da Universidade Iguaçú. Tem experiência de pesquisa e textos publicados nas áreas de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e sociologia do direito, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, cidadania, acesso à justiça, direito e judiciário. 

M. Sarah da Silva Telles é doutora em Sociologia pelo IUPERJ e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Toulouse (França), professora e pesquisadora da PUC-Rio e professora da UCAM-Ipanema. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, políticas sociais, desigualdade social, favela, escola, família e migrações. 

Olivia Hirsch é mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora do departamento de Sociologia e Política, na mesma universidade. 

Paulo d’Avila é doutor (2000) e mestre (1993) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência Sociais, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Assimetrias Políticas e Democracia no Brasil, Teoria Política Moderna e Pensamento Político Brasileiro. Realiza pesquisas nas áreas de intermediação de interesses, poder local e gestão pública municipal.  

Ricardo Ismael é mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde leciona desde de 1995, integrando o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e exercendo atualmente a Coordenação de Graduação. Nos últimos anos tem trabalhado com os seguintes temas: Federalismo, Desenvolvimento e Desigualdade Social; Idéias, Intelectuais e Instituições Políticas; Governo e Avaliação de Políticas Públicas; Sindicalismo, Emprego e Mercado de Trabalho.

Roberto Guimarães é Administrador Público, Mestre e Doutor em Ciência Política, desempenhou funções na ONU entre 1983 e 2007 (Pesquisador da Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos da CEPAL, em Santiago do Chile, e Chefe de Análise Social e Política no Secretariado das Nações Unidas em Nova York), atualmente atua como Coordenador do Núcleo GASA – Grupo de Análises Socioambientais da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro e Professor Visitante do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas.    

Publicada em: 28/08/2008 às 10:26 Seção: Nº 2, jan./jun.2008

Outras matérias:

Anterior < Expediente

Próxima > Apresentação

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!