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Nº 2, jan./jun.2008 |
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Pobreza, escola e mobilidade |
Por: Sarah Silva Telles
O artigo tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as representações dos profissionais da educação sobre o lugar da escola junto às crianças e adolescentes, moradores de favelas. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com diretores e professores de algumas escolas municipais e com educadores de projetos sociais - todos localizados em duas favelas da cidade do Rio de Janeiro. Sobressai a enumeração de fatores externos à escola e ao processo educativo como principal determinante para o baixo desempenho escolar dos alunos e para a falta de perspectiva de mobilidade social. Palavras-chave: escola, favela, pobreza, mobilidade social.
The article has the objective of contributing for the reflection of the representation that profissionals who work in Education have on the role of the school for the children and teenagers that live in the favelas (slums) The research is based on interviews with the directors and teachers of some municipal schools and with educators work in social projects - all located in two favelas of the city of Rio de Janeiro. According to these professionals, the main cause for the low schooling performance and for the lack of perspective of social mobility is due to a series of external factors both to the school itself and to the educational process. Keywords: school, slum, poverty, social mobility.
Pobreza, escola e mobilidade
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Publicada em: 28/08/2008 às 10:18 Seção: Nº 2, jan./jun.2008 |
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