Nº 14 jan./jun.2014
As políticas culturais e a expansão dos mercados de cultura no Brasil:os usos teóricos e práticos do conceito/tema de economia criativa
Por: Elder Patrick Maia Alves

Resumo
Este trabalho busca aprofundar duas dimensões atinentes às políticas culturais, reforçadas durante os quatro primeiros anos do Governo Dilma Rousseff. De um lado, busca acentuar que algumas das políticas econômico-culturais adotadas nos últimos anos, como o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e a aprovação da Lei 12.485 (nova lei da TV por assinatura), entre outras, permitiram a expansão de alguns mercados culturais no Brasil. Para tanto, contou com o crescimento decisivo da elevação dos gastos com cultura por parte das famílias brasileiras. Em outra frente, o trabalho explorar os usos políticos e práticos de uma meta-discurso que tem conformado parte da nova agenda de poderosos agentes governamentais e empresariais, como o SEBRAE, o BNDES e a FIRJAN. Trata-se do conceito/ tema de economia criativa, que tem emprestado legitimidade para a adoção de novas políticas econômico-culturais, cujos efeitos têm corroborado para dilatar as fronteiras e os elos dos mercados culturais no Brasil.


Palavras-chave: Governo Dilma, políticas culturais, mercados culturais, economia criativa.


Abstract
This work seeks to deepen two dimensions relating to cultural policies, strengthened during the first four years of the Government Dilma Rousseff. On the one hand, it seeks to emphasize that some of the economic and cultural policies adopted in recent years, as the Audiovisual Sector Fund (FSA) and the approval of Law 12,485 (new law on pay TV), among others, allowed the expansion of some cultural markets in Brazil. This involved with the decisive growth of the rise in spending on culture by Brazilian families. On another front, the work exploring the political and practical uses of a meta-discourse that has formed part of the new agenda of powerful government and business agents, such as SEBRAE, BNDES and FIRJAN. This is the concept / theme of creative economy, which has lent legitimacy to the adoption of new economic and cultural policies, the effects of which have confirmed to expand the boundaries and the links of cultural markets in Brazil.


Keywords: Dilma government, cultural policies, cultural markets, creative economy.

As políticas culturais e a expansão dos mercados de cultura no Brasil: os usos teóricos e práticos do conceito/tema de economia criativa

Publicada em: 04/03/2016 às 17:40 Seção: Nº 14 jan./jun.2014

Outras matérias:

Anterior < Ministério da Cultura: entre o carisma e a coalizão

Próxima > A moda e o MinC: a posição da moda nas políticas culturais federais a partir dos anos 2000

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!