Resumo
O artigo pretende analisar a questão da participação tendo como objeto dois aspectos
principais: a) a sistematização de metodologias que têm sido utilizadas na análise dos movimentos sociais; b) a reflexão sobre os marcos teóricos e fundamentos metodológicos
que estão presentes para a análise para a análise dos movimentos e associações civis com
o intuito de se avançar na teoria social sobre movimentos sociais. Entre tantas pedagogias
pensadas para se pensar a desigualdade social, pergunta-se quais as metodologias que
podem ser utilizadas para a sistematização das pedagogias dos movimentos sociais, cujas
categorias centrais que emergem são sujeitos, atores sociais e aprendizagem nas pedagogias alternativas.
Palavras-chave: pesquisa de campo – pedagogias alternativas – participação – sujeitos
sociopolíticos – atores coletivos
Abstract
The article analyzes the issue of participation considering two major aspects: a) the systematization of methodologies that have been used in the analysis of social movements, b) the reflection on the theoretical frameworks and methodological foundations that are present in the analysis of movements and civil associations in order to advance the social theory of social movements. The central question is to choose which methodologies, among many lines of thought to think about social inequality, can be used in order to systematize social movement’s pedagogies, whose main categories are subjects, social actors and learning in alternative pedagogies.
Keywords: Hfield work – alternative pedagogy – participation – sociopolitical subjects
– collective actors
Dossiê: Pedagogia nos Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil