Nº 1, jul./dez.2007
Ciência da Comunicação e Teoria Social
Por: Julio Cesar de Tavares



O presente texto tem como objetivo uma reflexão sobre a multidisciplinariedade no campo da ciência comunicativa e o engajamento social do campo. O eixo do argumento segue uma visão da Comunicação a partir de sua condição de paradigma para a vida social, em particular, e para a vida dos seres vivos, em geral. O propósito maior é de natureza pedagógica e localiza-se na reflexão sobre a idéia de ciência da Comunicação para se construir a idéia de educação da ciência comunicativa. Neste cenário, destaca-se a necessidade urgente da aliança dos Estudos de Comunicação com os Estudos Culturais, considerada ferramenta estratégica para a retomada da consciência multidisciplinar, para a consolidação do campo e como parte essencial do projeto de pedagogia política para a área de Comunicação.

Palavras-chave: Comunicação, teoria social, injustiça cognitiva, estudos culturais, responsabilidade social, interculturalidade.



This article aims to think about multidisciplinary Communication Studies and social engagements in the field. The argument results from a point of view that considers communication a paradigm, in particular, for the course of social life and in general, for the evolution of living organisms. This approach develops a pedagogical explanation of the science of communication in order to construct an education project for a communicative science. To these ends I urgently propose the articulation between Communication and Cultural Studies to include a multidisciplinary consciousness that consolidates the field of communication as part of a political pedagogy engaged in social responsibilities.

Keywords: Communication theory, social theory, cognitive injustice, cultural studies and social responsibility.



Ciência da Comunicação e Teoria Social

Publicada em: 13/09/2007 às 18:20 Seção: Nº 1, jul./dez.2007

Outras matérias:

Anterior < A primeira das liberdades: o debate político sobre a liberdade religiosa no Brasil Imperial

Próxima > Acompanhamento e monitoramento das políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!