Adriana A. Braga é professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e Pesquisadora do CNPq. Graduada em Psicologia, é Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação. Foi vencedora do Prêmio CAPES de Tese (MEC-BR) e do Harold Innis Award (EUA), em 2007. É autora dos livros Personas Eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern (Ed. Sulina, 2008) e CMC, Identidades e Género: teoria e método (UBI, Portugal, 2005), além de vários capítulos de livro e artigos científicos.
Alessandra Maia Terra de Faria é professora de Teoria Política no Programa de Graduação em Sociologia e Política da Puc-Rio, e professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu de História e Cultura Afrodescendente do Departamento de História da Puc-Rio. É bacharel (UERJ) e mestre (PUC-Rio) em Ciências Sociais e atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Política da PUC-Rio, com interesses em teoria política, social, democrática e pensamento político e social brasileiro.
Angela Randolpho Paiva é professora de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio. É coordenadora geral do projeto de pesquisa “Avaliação e acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras”, financiado pela Finep, coordenadora executiva do projeto de cooperação internacional PUC/Universidade de Johanesburgo, África do Sul, e diretora da Cátedra Fulbright da PUC-Rio.
Carla Giani Martelli é professora do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, campus de Araraquara) e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade.
Christianne Jalles de Paula é doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, e atualmente é professora e pesquisadora da FGV/CPDOC. Entre suas publicações destaca-se a coordenação da 3ª edição do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930, que está disponível no endereço www.cpdoc.fgv.br.
Eduardo Gonçalves é Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Graduou-se em História na mesma Universidade em 2009. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio.
Fernando Rubilar Leal é cientista político formado pela Universidad Diego Portales. Pesquisador associado do Observatorio Electoral da Universidad Diego Portales (UDP), da Fundación Chile 21 e do Centro de Estudios de la Realidad Contemporánea (CERC). Suas áreas de interesse são partidos políticos e a representatividade democrática.
Helena Bomeny é professora titular de Sociologia da UERJ, pesquisadora e professora do CPDOC/Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas, e autora, entre outros, do livro Paraíso Tropical. A ideologia do civismo na TVE do Maranhão (Rio de Janeiro: Achiamé, 1981).
John Portz é pesquisador Fulbright-PUC no Departamento de Ciência Política da Universidade de Northeastern, Boston, Massachusetts.
Lucia Lippi é doutora em Sociologia pela USP é atualmente pesquisadora associada e professora do CPDOC/FGV. Realizou pesquisa sobre o papel da fronteira na construção da identidade nacional no Brasil e nos Estados Unidos e estudou as relações entre a cultura nacional e a cultura dos imigrantes. Dedica-se a desenvolver projetos sobre patrimônio, urbanismo, cultura e identidade regional.
María de los Angeles Fernández Ramil é cientista política formada pela Universidad Central de Venezuela, com Pós-Graduação na Pontificia Universidad Católica de Chile e doutora em Processos Políticos Contemporâneos pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). É diretora executiva da Fundación Chile 21.
Nathalia Cristina Oliveira é graduada em Ciências Sociais, Mestre em Ciência Política e Doutoranda em Ciência Política, sempre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro do grupo de pesquisa Neoliberalismo e Relações de Classes, alocado ao Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Pesquisa movimentos sociais brasileiros de urgência (sem-teto e sem-terra), classes sociais e capitalismo neoliberal.