Edição especial - dez./2011
Critérios de nomeação para cargos de direção no setor público
Por: Regina Silvia Pacheco

Regina Silvia Pacheco, uma das mais renomadas especialistas em burocracia e gestão pública no país, traça uma retrospectiva da discussão teórica clássica sobre as relações entre burocracia, política e Estado e sua aplicação ao caso brasileiro, em especial no decorrer do governo Lula da Silva, tomando como exemplo as nomeações para os cargos de confiança no Executivo federal, os chamados cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS). Descarta as teses correntes de que as nomeações para cargos de confiança sejam produto apenas de alianças políticas e compromissos clientelísticos e demonstra que o governo Lula da Silva supervalorizou, em termos de prestígio e salários, os insiders, ou seja, os funcionários públicos nomeados para o exercício de altos cargos de direção. Ao mesmo tempo, atenta para que esse governo tornou muito flexível a definição do que venha a ser funcionário público quando se trata de ocupar, principalmente, cargos de confiança de menor importância decisória.

Palavras-chave: burocracia e política, cargos de confiança, teoria da burocracia, serviço público e carreiras, governos Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Regina Silvia Pacheco, one of the most renowned experts on public administration and policymaking in Brazil, provides a retrospective analysis of the classical theoretical discussions on the relationship between bureaucracy, politics, and the state and its application to the Brazilian case, specifically during the Lula da Silva Administration, taking as an example the political appointments in the Federal Executive Branch, known as Senior Advisory Positions (DAS). The author rejects the current claims that the appointments resulted merely from political alliances and patronage commitments and demonstrates that in terms of prestige and salaries, the Lula da Silva Administration relied heavily on the “insiders”, i.e., public employees appointed to senior positions. Meanwhile, the author calls attention to the fact that the Lula Administration gave a highly flexible definition to “public employee”, especially when they occupied less important political positions in the bureaucracy.

Keywords: bureaucracy and politics, appointed positions, theory of bureaucracy, public service and careers, Lula da Silva and Fernando Henrique Cardoso Administrations.

Critérios de nomeação para cargos de direção no setor público

Publicada em: 15/12/2011 às 09:55 Seção: Edição especial - dez./2011

Outras matérias:

Anterior < É o Estado capaz de se autorreformar?

Próxima > Profesionalización de la función pública: la experiencia chilena (reforma 2003-2011)

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!