Nº 6, jan./jun.2010
Relatório de pesquisa: consumo, acesso à mídia e participação política e social de estudantes da PUC-Rio, 2009
Por: Antonio C. Alkmim e Paulo Cesar Greenhalgh

O presente artigo traz resultados da pesquisa realizada no segundo semestre de 2009 entre alunos da PUC-Rio, cujo tema referiu-se aos hábitos de consumo, em particular, o consumo cultural, acesso à mídia e participação política dos entrevistados, procurando retratar um perfil dos estudantes, um segmento reconhecido como integrante da elite universitária carioca. Assim, abordou-se o tema do consumo a partir de uma perspectiva teórica moderna, chegando-se à conclusão de que os alunos da PUC apresentam padrões de consumo que possibilitam traçar-lhes um perfil, destacado pela exposição à mídia, seguido por um menor nível de consumo geral e cultural e, ainda, uma precária participação política e social. A pesquisa detalhou diferenças de acordo com a inserção do aluno na Universidade e suas características sociodemográficas.

Palavras-chave: universidade; hábitos de consumo; participação política e social.


Research Report on Consumption, Media Access and Political and Social Participation Among Students of the Pontifical Catholic University - PUC-Rio, 2009
This article examines the results of a survey carried out among students of Pontifical University of Rio de Janeiro (PUC) as a key activity of the Research Methods discipline of Sociology and Politics Department in the second semester, 2009. The research explored themes linked to consumption, like cultural consumption, consumption habits, access to media and political participation. Its main objective was to identify a consumption profile of a segment known as being part of the elite of university students in Rio. It adopted a modern theoretical perspective and the conclusion is that it is possible to draw a consumption profile of PUC’s students. The conclusion is that media exposure dominates this profile, followed by a lower share of  general and cultural consumption and a precarious level of political participation. Different patterns of consumption were observed linked to the students’ sociodemographic characteristics.

Key words: university; consumption habits; social and political participation.


Relatório de pesquisa: consumo, acesso à mídia e participação política e social de estudantes da PUC-Rio, 2009

Publicada em: 25/08/2010 às 08:40 Seção: Nº 6, jan./jun.2010

Outras matérias:

Anterior < Reformas constitucionais, presidencialismo e democracia em Venezuela, Bolívia e Equador

Próxima > Entrevista com Gilberto Velho

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!