Nº 6, jan./jun.2010
Uma teoria nativa da música: o projeto de brasilidade de Tom Jobim
Por: Caio Gonçalves Dias

O presente artigo tem por objetivo explorar colocações feitas por Tom Jobim em três oportunidades (1967, 1982 e 1993), analisando as proposições no que diz respeito aos processos envolvidos numa “economia política da música” e suas avaliações de sua própria obra em dois momentos distintos de sua carreira. Parte-se do princípio de que os diversos atores – e não apenas os cientistas sociais – produzem representações sobre o social; nesse sentido, é possível pensar não apenas numa sociologia a partir das relações que se colocam na constituição dos trabalhos musicais, mas, também, identificar uma antropologia colocada nas interpretações dos agentes envolvidos nesses processos.

Palavras-chave: Tom Jobim; Antropologia da Música; Economia política da música; Brasilidade.


A Native Theory of Music: Tom Jobim’s Brazilianness Project
This article intends to explore Antonio Carlos Jobim’s statements in three opportunities (1967, 1982 and 1993), analyzing those propositions on what concerns the processes involved in a “political economy of music” and his evaluations of his own work in two different moments of his carrier. It is taken into consideration that several agents – and not only the social scientists – produce representations of the social world; it is possible, this way, to think not only of a sociology based on the relations that take place in the making of music, but also of a anthropology placed in the interpretations made by the agents working those processes.

Keywords: Antonio Carlos Jobim; Anthropology of Music; Political economy of music; Brazilianness.

 

Uma teoria nativa da música: o projeto de brasilidade de Tom Jobim

Publicada em: 25/08/2010 às 10:00 Seção: Nº 6, jan./jun.2010

Outras matérias:

Anterior < Território e pessoa: a identidade humana (Territoire et personne: l’identité humaine)

Próxima > A questão do trabalho e o trabalho em questão na música popular brasileira (anos 1930-1940)

ImprimirVoltar

Copyright: As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.

Powered by Publique!