Nº 15. jul./dez. 2014
Sobre os autores

Ana Carolina Canegal é mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Escola, Sociedade e Democracia da PUC-Rio.

Aristóteles Vandelli Carneiro é mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2003), especialista em Futebol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 1988, Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Mercúrio desde 2003, possui o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional Pública pelo SENAC/Rio (2011), foi Coordenador do Projeto "Conselho Tutelar e Gestão Escolar de Famílias Vulneráveis" realizado pela PUC-Rio (2011/2012), é co-autor do livro A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola (2014).

Emiliano R. Brunet é mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ (2011) e doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ.

Irene Rizzini é doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ), com formação em Psicologia e mestrado em Serviço Social (School of Social Service Administration, Universidade de Chicago). É professora e pesquisadora da PUC-Rio (departamento de Serviço Social) e diretora do CIESPI (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância). Em âmbito internacional, foi Presidente da Rede internacional de intercâmbio de pesquisa na área da infância (Childwatch International Research Network, 2002-2009). Irene Rizzini recebeu o prêmio Guggenheim (2008-2009). É autora de diversos livros, artigos e capítulos de livros em âmbitos nacional e internacional.

Juliana Batistuta Vale é doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), curso de especialização em Gestão de Movimentos Sociais e Políticas Públicas na União Educacional Minas Gerais S/C Ltda (UNIMINAS) e graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP/Campus Franca). Atualmente atua no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) em projetos de pesquisa e ação que visam ampliar oportunidades para crianças e adolescentes em situação de rua e contextos de vulnerabilidade na cidade do Rio de Janeiro.

Marcelo Baumann Burgos é doutor em Sociologia pelo Iuperj, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Tem realizado pesquisas e publicado diversos artigos e livros nas áreas de sociologia do direito, sociologia urbana e sociologia da educação. Seu mais recente livro intitula-se A Escola e o Mundo do Aluno, publicado em 2014, pela Editora Garamond.

Marcelo da Cunha Matos é mestre em Educação e graduado em Educação Física, ambas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e coordenador pedagógico do Colégio Santo Inácio.

Mariana Junqueira Camasmie é bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Rio, e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. É vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Escola, Sociedade e Democracia e à pesquisa "Conselho Tutelar e gestão escolar de famílias vulneráveis".

Rafaelle Monteiro de Castro é socióloga, doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestra em Planejamento Urbano e Regional e especialista em Política e planejamento urbano, ambos pelo IPPUR/ UFRJ. É vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Escola, Sociedade e Democracia e à pesquisa "Conselho Tutelar e gestão escolar de famílias vulneráveis".

Sarah Laurindo Monteiro é graduada e mestranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Escola, Sociedade e Democracia e à pesquisa "Conselho Tutelar e gestão escolar de famílias vulneráveis" e pesquisadora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Eduação (CAEd/UFJF).

Sarah Silva Telles é doutora em Sociologia pelo IUPERJ (2008), Mestre em Sociologia pela Université de Toulouse II, França (1986) e Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Rio (1976). Atualmente, é professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, professora de seu Programa de Pós-Graduação, além de participar como co-líder do Grupo de Pesquisa Direito, Reconhecimento e Desigualdade (GEDRED/PPGCIS).

Publicada em: 04/03/2016 às 18:10 Seção: Nº 15. jul./dez. 2014

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