Nº 8, jan./jun.2011
O Brasil musical em três experiências de mapeamento
Por: Helena de Moura Aragão

Resumo

O presente trabalho se dedica a refletir sobre experiências de pesquisa com pretensões de mapeamento musical do Brasil: Música Popular do Brasil, da gravadora Discos Marcus Pereira, no decorrer dos anos 1970, e Música do Brasil, realizado pelo antropólogo Hermano Vianna e o músico Beto Villares no final dos anos 1990, ambos com fortes influências da Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade no fim dos anos 1930. Estes não foram os únicos projetos com o objetivo de registrar gêneros de todo o país, mas, em três momentos diferentes do século XX, buscaram vincular a noção de diversidade musical ao conceito de identidade nacional.

Palavras-chave: Música, identidade, autenticidade, folclore.

Abstract

Brazilian “Musical Map”: Three Experiences

This study aims to present some experiences that intended to make a Brazilian “musical map”: Música Popular do Brasil, from Discos Marcus Pereira, during the 1970’s, and Música do Brasil, by anthropologist Hermano Vianna and musician Beto Villares in the end of the 1990’s, both inspired by Mário de Andrade’s Missão de Pesquisas Folclóricas, from the end of the 1930’s. These were not the only projects to record different music styles from all over the country, but, in three different moments of the 20th century, they tried to show how the variety of regional music is important for the national identity.

Keywords: Music, identity, authenticity, folklore.

O Brasil musical em três experiências de mapeamento

Publicada em: 10/10/2011 às 11:19 Seção: Nº 8, jan./jun.2011

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