Nº 8, jan./jun.2011
ONGs, Movimentos Sociais e Fundações Empresariais na Discussão de Políticas Educativas: Etnografia da I Conferência Nacional de Educação
Por: Kelly Russo


Resumo

Ao longo das últimas três décadas, o Brasil viveu um processo de transformações sociais em que novas fronteiras foram estabelecidas entre Estado e sociedade civil. Nesse processo, um conjunto heterogêneo de entidades, organizações, associações, empresas e fundações criaram novas dinâmicas nas definições de políticas na área da educação pública. Este artigo procura discutir o complexo quadro atual a partir de uma análise etnográfica sobre a participação desses diferentes atores (ONGs, movimentos sociais e fundações empresariais) na I Conferência Nacional de Educação.

Palavras-chave: ONG, movimentos sociais, sociedade civil, educação, escola pública.


Abstract

NGOs, social movements and corporate foundations in educational politics: ethnography of the 1st National Education Conference
Over the last three decades, Brazil has gone through a series of social transformations in which new frontiers have been established between the State and civil society. Part of these transformations encompasses a heterogeneous group of entities, organizations, associations, businesses, and business foundations that have all brought about new routines within educational policies. This paper based analysis carried out on how different actors in these groups participated (NGOs, civil movements and business foundations) in the First National Educational Conference.

Keywords: NGO, social movements, civil society, education, public schools.


 

ONGs, Movimentos Sociais e Fundações Empresariais na Discussão de Políticas Educativas: Etnografia da I Conferência Nacional de Educação

Publicada em: 10/10/2011 às 11:22 Seção: Nº 8, jan./jun.2011

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